Facebook Twitter Gplus Google Maps E-mail
Home Research MASED – Modelagem e Avaliação de Sistemas de Eventos Discretos (Portuguese)

MASED – Modelagem e Avaliação de Sistemas de Eventos Discretos (Portuguese)

A rápida evolução dos sistemas computacionais, comunicações e tecnologia de sensoriamento têm proporcionado o desenvolvimento de sistemas dinâmicos de alta complexidade e valor agregado. Os exemplos estão em nosso entorno, ao nosso alcance na vida cotidiana: computadores pessoais; redes de comunicações; sistemas computacionais embarcados dos mais diversos; sistemas de manufatura; monitoração avançada de automóveis e edificações, sistemas distribuídos, data centers, call centers etc. Parte significativa das atividades destes sistemas é gerida por um conjunto de regras operacionais sujeitas a eventos discretos que ocorrem de maneira assíncrona. Estes eventos podem ser controlados, como por exemplos a digitação de comandos em um teclado de um telefone celular, ou não – a ocorrência de uma falha ou perda de um pacote nos sistemas de comunicação. Sistemas com estas características, integrantes da classe de sistemas dinâmicos, são classificados com Sistemas de Eventos Discretos (Discrete Event Systems – DES).

O estudo dos DES é uma tarefa complexa que envolve conhecimento de controle; modelagem funcional, análise e verificação de propriedades qualitativas; modelagem e avaliação temporal determinística e estocástica; estatística etc.

Este projeto de pesquisa pode ser delineado em duas frentes de estudo. A primeira frente de trabalho trata sobre modelagem estocástica, avaliação de desempenho e dependabilidade de ambientes servidores, data centers, call centers, cadeias de suprimentos e sistemas de comunicação. Mais particularmente, neste ramo de aplicações, os trabalhos concernem o estudo e desenvolvimento de modelos e procedimentos e ferramentas de avaliação de desempenho e dependabilidade para o planejamento de capacidade. A segunda frente de estudo é voltada para a modelagem, desenvolvimento e avaliação de sistemas embarcados, envolvendo a concepção de mecanismos de escalonamento de aplicações de tempo real e a respectiva síntese do software; técnicas de modelagem e avaliação de consumo de energia e desempenho de especificações e código; e avaliação do desempenho e confiabilidade dos sistemas embarcados.

© MoDCS Research Group
credit